segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Experiências na criação de pintinhos - Disciplina de Biologia - Profª Sirlene Barchi



Foi realizado na nossa escola, um projeto criado pela professora Sirlene, cujo objetivo é conscientizar os jovens, sobre o tema "gravidez na adolescência". A iniciativa foi desenvolvida nas duas salas do segundo ano do ensino médio.
De início, ao recebermos os pintinhos, achamos a experiência maravilhosa, os pequenos filhotes amarelinhos, provocaram muitos risos, todos ficaram muito animados.
Mas, ao logo da tarde, surgiram os primeiros desafios, alimentar os pintinhos e encontrar um lugar adequado para eles ficarem. Houve uma nova adaptação em nossa rotina, tivemos que conciliar os compromissos diários, com os cuidados ao bichinho, que muito se assemelha a uma criança.
Nossas noites de sono, também não foram as mesmas os piados do animal incomodaram muitos os alunos que perdendo as noites tranquilas de sono.
No outro dia, pela manhã, outra missão, levar os pintinhos para escola, acomodá -los na sala de aula, cumprir com as obrigações escolares e realizar os trabalhos exigidos pelos outros professores.
Percebemos, sem dúvida, a extrema dificuldade de buscar uma situação em que ambos se conciliem, sem haver problemas que possam agravar o nosso futuro.
As "mamães", em geral têm mais consciência das necessidades de um bebê, em relação à alimentação, higiene, temperatura ideal para criança, horários de dormir, segurança e possíveis doenças. Já os "papais" , pensam que um pouco de carinho, é o suficiente para suprir qualquer necessidade.
Percebi que os meninos, ao adotarem o pintinho, puderam compreender, o quanto é trabalhoso cuidar de um filho, a participação na criação, a necessidade de participação e colaboração da figura paterna no crescimento, desenvolvimento de uma criança.
Acredito que esse projeto foi de grande valia, uma experiência incrível que irá gerar bons reflexos futuros.

Relato da aluna - Fernanda Diniz Alves Pires - 2° ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário